O encanto do Porto em 36 horas – New York Times (d)escreve pela segunda vez o fascínio da Invicta

Já se sabe que a capital portuguesa tem estado cada vez mais no mapa e é considerada uma das melhores capitais Europeias, mas o que certo, é que Lisboa tem “concorrência” no seu país. A norte, mais precisamente a cerca de 300 km de Lisboa, temos o Porto, e a cidade invicta tem conquistado muitos “corações”. O jornal norte-­‐americano New York Times (NYT) vai mais longe e na sua rubrica “36h em…”, diz que “é difícil encontrar algo que não se goste no Porto”

Nestas 36 horas na cidade Invicta, o ponte de partida é a Estação de São Bento, onde o autor destaca os azulejos característicos do nosso país e que se candidataram a Património Cultural da UNESCO. Segue para o rio onde aproveita para elogiar (e comprar…) o típico vinho do Porto, descrevendo bons sítios para degustar e experimentar, para comida destaca o chef José Avilez e a cozinha portuguesa, bem como Pedro Lemos e a o seu “Stash – The sandwich room”. A cozinha portuguesa é também elogiada no sem número de pastelarias e confeitarias, bem como ou todos os outros locais de petiscos espalhados pela cidade. A os seus mercados com galerias que nos dão ”lembranças que ficamos orgulhosos de mostrar em casa”.

Dos monumentos a Sé do Porto, diz que é de “fotografar por dentro e por fora” com vista sobre os “estonteantes edifícios dos séculos XVIII e XIX”, a Torre dos Clérigos, são 225 degraus em espiral que levam a estonteantes vistas panorâmicas sobre a cidade, o Centro Português de Fotografia na antiga cadeia da Relação também faz parte do percurso e, não se pode sair do Porto sem atravessar a ponte Dom Luís até Vila Nova de Gaia. Os bares e a qualidade da vida nocturna no Porto também são destacados nesta rubrica, pelo relaxe e pelo ambiente casual sempre brindados com um bom vinho.

Diz o autor que “do centro histórico do Porto, os bares alternativos e as boas vibrações da cidade” são mais do que suficientes para nos rendermos ao charme portuense, a facilidade com que chegamos aos sítios, a grandeza da história combinada como “cool” da cidade, são motivos mais do que suficientes para ficar mais do que apenas 36 horas.

Fonte: NY Times
Fotos: (1) visitportugal.com (2) visitportoandnorth.travel

Artigos relacionados:

Porto considerado o melhor destino emergente europeu e o terceiro a nível mundial
Leixões candidato ao título de Melhor Porto do mundo
Porto – Destino turístico de excelência
Porto é o destino europeu preferido dos norte-americanos