Próxima secretária-geral da União Astronómica Internacional será a Portuguesa e Professora Catedrática, Teresa Lago

Teresa_Lago

A Professora catedrática da Universidade do Porto, foi nomeada eleita para o cargo de secretária-geral da União Internacional de Astronomia (IAU), para um mandato de três anos, de 2018 a 2021. A sua eleição decorreu durante a última assembleia-geral desta organização mundial que ocorreu no dia 15 de Agosto no Hawai, Estados Unidos, tal como noticiado pelo Público e pelo site da IAU. A Professora Teresa Lago terá a companhia da holandesa, Ewine van Dishoeck que assumirá o cargo de Presidente, sucedendo assim à mexicana Silvia Torres-Peimbert e ao italiano Piero Benvenuti no conselho desta Organização.

Desta reunião surgiu uma outra novidade para Portugal. Assinaram-se acordos para a criação de cinco novos centros de educação para a astronomia, sendo que um deles ficará em Portugal e dedicar-se-á à divulgação científica na área da astronomia na língua portuguesa, em todos os países lusófonos. O futuro Centro da Língua Portuguesa será acolhido pelo Núcleo Interactivo de Astronomia (Nuclio), em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

A IAU foi fundada em 1919 e a sua missão é a de promover e salvaguardar a Astronomia como Ciência através da cooperação internacional. É composta por um grande conjunto de investigadores (11 265, mais especificamente,), na sua maioria doutorados, que desempenham um papel activo na investigação e na educação da Astronomia um pouco por todo o Mundo (96 países representados). A principal actividade da IAU prende-se com a organização de conferências científicas, patrocinando 9 conferências internacionais por ano. Para além desta nobre actividade, a IAU é também responsável pela definição das constantes fundamentais, da nomenclatura e desempenha um papel de consultoria na instalação de grandes projectos internacionais na área da Astronomia. Adicionalmente, é a IAU que certifica e reconhece o nome dos corpos celestiais, como os planetas, estrelas, cometas, etc..

Em entrevista ao jornal Público, a Professora Teresa Lago reagiu dizendo “Fiquei contente e surpreendida também” (…) “Não há muitas mulheres que tenham ocupado este lugar. Que me lembre, houve apenas uma secretária-geral, Jacqueline Bergeron. Sendo nós de um país muito pequeno e sendo este um convite pessoal, fiquei satisfeita.”

A Professora, M. Teresa V. T. Lago é Professora Catedrática (Astronomia) da Universidade do Porto, Faculdade de Ciências. Licenciou-se na Universidade do Porto (1971), obteve o “Master of Science” (1975) e o Ph.D (1979) em Astronomia na Universidade de Sussex (U.K.). Foi responsável pela criação na Universidade do Porto de: Licenciatura em Astronomia (1983) e pelo European Interuniversity Masters Degree (1994-1998) que envolveu seis universidades europeias, Programa Doutoral em Astronomia (2003-2010). Fundou o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP)(1988) que dirigiu durante 18 anos. Elaborou a proposta de criação do Planetário do Porto/CAUP (1996), uma parceria entre a Universidade do Porto, a Câmara Municipal do Porto e o Ministério da Ciência e Tecnologia. Coordenou o Conselho Científico Nacional das “Ciências da Terra e do Espaço” (FCT) (2004-05). É “Associate” da Royal Astronomical Society (1990). Sendo que também já desempenhou funções administrativas fora do campo da Astronomia, como quando foi Presidente da Sociedade “Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura”.

Foto: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra