Prémio Van Lawrence em Pedagogia Vocal ganho pela 1ª vez por uma Portuguesa

Soprano Filipa Lã, distinguida com o prémio Van Lawrence nos EUA
http://voicefoundation.org/filipa-la-awarded-van-lawrence-fellowship/

29005[1]

Desde 1991 que a Associação Nacional Americana de Professores de Canto (“National Association of Teachers of Singing”, NATS) e a Fundação Americana da Voz (“The Voice Foundation”), atribuem em conjunto este prémio que distingue docentes de canto pela sua excelência no ensino do canto e o seu contributo para a pedagogia vocal através da qualidade da sua investigação.

De realçar que é a primeira vez que o prémio é atribuído a um docente e investigador fora do universo norte-americano. A covilhanense Filipa Lã, Professora Auxiliar Convidada da Universidade de Aveiro, docente de canto nesta instituição e investigadora do Instituto de Etnomusicologia, Música e Dança (INET-MD), recebe este prémio, atribuído unanimemente pelos membros do júri, a 31 de Maio de 2015 em Filadélfia.

Para além do reconhecimento internacional, o prémio consta dum valor pecuniário de $2000, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento da sua investigação no âmbito do impacto da utilização de “feedback” visual em tempo real durante a realização de exercícios de semi-oclusão do trato vocal.

Mais concretamente, Filipa Lã pretende investigar se o recurso a uma “flow-ball” na prática de diferentes tipos de exercícios vocais técnicos (nomeadamente isotónicos e isométricos) proporcionará autonomia na aquisição de hábitos de fonação sistemáticos de fonação do tipo fluida. Por outras palavras, pretende-se investigar se o recurso a esta ferramenta de ensino proporcionará a repetição de gestos fonatórios que envolvem menor esforço laríngeo (menor força de colisão das pregas vocais) mas originando uma maior estimulação acústica das frequências de ressonância do trato, traduzindo-se num resultado acústico otimizado durante a performance vocal.

 

fotos: DR