App LisboaHorizontal facilita e promover a circulação de bicicletas na capital com o cloud da IBM Softlayer

Autor: Miguel Marote Henriques    Data: 25-02-2016
Publicado em: Notícias

home_header_2[1]Os criadores da aplicação LisboaHorizontal querem tornar a capital mais plana. Kobe, Pedro e Diogo desejam que mais pessoas andem pela cidade de bicicleta e desenvolveram uma aplicação móvel com um mapa das melhores rotas para ciclistas.
Por forma a aumentar e melhorar a sua capacidade de lidar com o crescente número de clientes e transações, a IBM Portugal e a LisboaHorizontal acabam de assinar um protocolo de cooperação na área de cloud. Esta parceria prevê a utilização da plataforma cloud da IBM Softlayer, mantendo a arquitetura e os ambientes de TI da startup.

4-Percurso
A LisboaHorizontal é uma aplicação GPS a ser lançada na próxima Primavera e que tem por funcionalidade ajudar e aconselhar o utilizador sobre o melhor percurso para ciclistas (amadores e profissionais) dentro da cidade de Lisboa. Ao definir o trajeto mais fácil, rápido e plano, de acordo com o ponto de partida e o destino, permitindo ainda a conexão com os transportes públicos, a nova app facilita o uso da bicicleta na cidade de Lisboa, procurando evitar as famosas 7 colinas, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade económica e ambiental da cidade.

A ideia de negócio dos 3 empreendedores conquistou o primeiro lugar do concurso BIG Smart Cities, ou seja, 10 mil euros de investimento e um período de incubação no Vodafone Power Lab. 

O acordo inclui o acesso à plataforma cloud da IBM Softlayer, permitindo utilizar os servidores e a arquitetura da LisboaHorizontal sem qualquer impacto e sem a necessidade de proceder a alterações nas cargas/ambiente de trabalho.  Ao invés, esta passagem para a IBM Softlayer continua a respeitar a arquitetura existente, permitindo uma maior capacidade de escalabilidade, fornecendo à startup uma oportunidade de maior crescimento e uma experiência mais integrada, inovadora e personalizada para os seus utilizadores.

“Como trabalhamos com ficheiros de informação muito grandes, necessitamos de capacidades extraordinárias ao nível da CPU e da Memória Gráfica. Os Poderosos Servidores da IBM, permitem-nos reduzir o tempo de modelação e cálculo 3D da informação, de 2 meses para 2 semanas, permitindo-nos ainda em simultâneo aumentar a dimensão das áreas estudadas”, sublinha Pedro Simões Fernandes, da LisboaHorizontal.

Esta parceria surge no âmbito do Programa IBM Global Entrepreneur for Cloud Startups, lançado recentemente pela Companhia, e que tem por objetivo ajudar startups e empreendedores de todo o mundo a aproveitar o poder da cloud e da rede global da IBM, com acesso privilegiado a clientes corporativos, consultores e centros de inovação. A IBM compromete-se assim a proporcionar às startups as ferramentas necessárias para que possam criar, lançar e capitalizar o seu negócio e a próxima geração de aplicações na cloud.

7-Navegao-Detalhe
“Esta colaboração com a LisboaHorizontal é um claro exemplo de como a utilização do programa IBM Global Entrepreneur para startups pode ajudá-las a dar um passo em frente no seu início de vida, e representa, mais uma vez, o investimento que a IBM continua a fazer em Portugal, promovendo o crescimento da economia digital nacional.
Este programa terá sucesso na medida em que as startups que apoiamos tenham elas próprias sucesso, e contamos, com este anúncio, contribuir para a criação e o crescimento de ainda mais empresas portuguesas”, sustenta Gonçalo Costa Andrade, Diretor da Divisão de Cloud da IBM Portugal.

Sobre a IBM Cloud
A IBM Cloud oferece o maior portefólio de software, serviços, soluções de datacenter e consultoria da indústria para ambientes de cloud privada, pública e híbrida.
As receitas da divisão IBM Cloud totalizaram os 10,2 mil milhões de dólares em 2015. Seja através da Plataforma como um Serviço Bluemix da IBM, da plataforma de desenvolvimento de aplicações móveis, o IBM MobileFirst, ou da rede global de datacenters IBM SoftLayer – entre outras ofertas – a IBM está a apoiar empresas de todo o mundo e de todos os tamanhos a adotar, gerir e beneficiar das tecnologias de open cloud.

 

Sobre a LisboaHorizontal
A LisboaHorizontal é uma startup portuguesa que acredita na bicicleta como um meio de transporte alternativo, viável e promotor de Felicidade Individual e Coletiva, promovendo a Sustentabilidade Económica e Ambiental das Sociedades.
Mais do que a utilização das bicicletas de forma lúdica ou recreativa, o Projeto Lisboa Horizontal visa criar condições físicas e exequíveis que promovam a circulação de bicicletas na cidade de Lisboa, numa ótica utilitária e pragmática, abrangendo de forma massiva públicos-alvo que vão desde as pessoas que trabalham em Lisboa, aos turistas, passando pelos estudantes. A originalidade da ideia surge da forma como define os percursos tendo em conta a topografia da cidade e a sua interligação com os transportes públicos, tendo por base princípios de eficiência e conveniência objetiva nas deslocações dentro da cidade. A APP “Lisboa Horizontal” venceu o Concurso VODAFONE Bigsmartcities. 

Fonte: IBM
Fotos: DR