UNESCO declara Nordeste Transmontano, Zamora e Salamanca Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica

345[1]

O Ministério dos Negócios Estrangeiros informou, esta terça-feira,  que a UNESCO aprovou a candidatura da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, apresentada por Portugal e Espanha. O projeto insere-se no âmbito do programa científico «O Homem e a Biosfera» desta organização internacional. A aprovação ocorreu em Paris.

A Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica passa a ser a 15.ª reserva da biosfera transfronteiriça a nível mundial, e a 8.ª reserva da biosfera portuguesa, num universo de 631 reservas da biosfera, repartidas pelos 119 Estados-membros da UNESCO.

As Reservas da Biosfera são áreas classificadas, representativas dos principais ecossistemas mundiais (terrestres, marinhos e costeiros), estabelecidas pelos Estados-Membros da UNESCO e reconhecidos pelo Programa MAB.

A candidatura da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica foi promovida e apresentada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial e inclui 12 municípios do Nordeste Transmontano e parte das províncias espanholas de Zamora e de Salamanca.

Esta Reserva da Biosfera Transfronteiriça inclui ainda quatro Parques Naturais (Lago de Sanabria e arredores, Montesinho, Douro Internacional e Arribes del Duero) e diversos espaços pertencentes à Rede Natura 2000.

A primeira Reserva da Biosfera Transfronteiriça foi aprovada em 2009 e localiza-se no Gerês–Xurés.

 

Consulte a unidade didática infantil em : http://www.cm-braganca.pt/uploads/writer_file/document/2416/20141106145511642123.pdf

 

Fonte: MNE
Fotos: DR